04/03/2025
Os transtornos alimentares são maneiras pelas quais uma pessoa se relaciona com a comida. São condições reais, complexas e devastadoras que podem ter consequências sérias para a saúde, produtividade e relacionamentos.
⚠️As formas mais comuns de transtornos alimentares incluem Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno da Compulsão Alimentar e afetam tanto mulheres quanto homens, embora essas condições sejam tratáveis, os sintomas e consequências podem ser prejudiciais e mortais se não forem abordados. Transtornos alimentares comumente coexistem com outras condições, como transtornos de ansiedade, abuso de substâncias ou depressão.
🧠O tratamento é sempre multidisciplinar e deve englobar além do acompanhamento com médicos e nutricionistas, a psicoterapia, que é fundamental para a melhora, entendendo quais são os motivos pelos quais essas pessoas possuem baixa autoestima, e trabalhando essas questões, a fim de ressignificar esse sentimento e estimular a autoaceitação. Quanto mais cedo uma pessoa com um transtorno alimentar procura tratamento, maior a probabilidade de recuperação física e emocional.